
A elevada taxa de impermeabilização do solo urbano é um dos fatores que amplia o volume de água a ser escoado pelo sistema de captação da cidade. As áreas internas às residências, e mesmo de edifícios públicos, costumam ser totalmente impermeabilizadas por cerâmicas, lajotas, cimentados comuns, etc., o que impede a infiltração da água da chuva e sobrecarrega o sistema de captação.
E a pouca arborização da área urbana, com ruas pavimentadas terrenos todos ocupados, concorre para a formação de zonas de baixa pressão atmosférica que funcionam como um “ralo” para as nuvens carregadas. Dependendo da altura da coluna dos cúmulos e de sua carga de água, torna-se inevitável a precipitação de enormes índices pluviométricos.
Os córregos e rios que cruzam a cidade não podem ser vistos apenas como receptores de esgotos e águas servidas. Eles formam o elemento principal do sistema de escoamento das águas pluviais. Assim, uma diminuição da seção da calha destes rios e córregos diminui capacidade de escoamento, e aumenta a probabilidade de alagamento das zonas ribeirinhas. Por isto, é importante que os moradores das zonas rurais sejam incorporados nos programas de prevenção (principalmente à montante dos rios), para que também eles participem dos esforços de toda a comunidade, recompondo as matas ciliares e evitando os desmatamentos sem critérios.
Vamos participar pessoal!
Você que deixa lixo na porta de casa, você do comercio, todos nós somos responsáveis. Se perto da sua casa há um bueiro entupido, ligue para a prefeitura (3696-3300) e peça para desentupir, se há um córrego passando próximo da sua casa ligue e paça para que vá uma equipe fazer a limpeza, lembre-se sempre de protocolar o seu pedido! Tome as providencias agora! As chuvas chegarão mais cedo que o ano passado e as consequencias poderão ser piores e como sempre o maior prejudicado é o povo!
_
Matéria: Blog Vejo; Logo Penso!
_
Matéria: Blog Vejo; Logo Penso!